FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS NO BRASIL: A experiência de um Mestrado Profissional da área da Educação

Viviane Klaus, Ana Cristina Ghisleni

Resumo


O artigo apresenta uma reflexão sobre a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em um Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) a partir dos seus eixos curriculares que versam sobre o lugar da pesquisa no mestrado profissional, a aula como espaço de produção de conhecimento e a articulação entre conhecimentos universitários e saberes profissionais. Retrata a trajetória de um MP na profissionalização do campo da gestão educacional com base em um conjunto de dados qualitativos produzidos durante o último quadriênio e dos seus impactos econômico, social e cultural, principalmente a partir dos “produtos” gerados pelos Trabalhos de Conclusão de Curso dos(as) mestrandos(as). Dialoga com a avaliação multidimensional proposta no quadriênio 2017/2020; pretende contribuir com a consolidação do debate sobre os MPs; e lança pistas para o fortalecimento do stricto sensu profissional no Brasil.


Palavras-chave


Mestrados Profissionais. Avaliação. Educação. Gestão Educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.661

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