Cadernos Cajuína

Revista Interdisciplinar. ISSN: 2448-0916.

Cadernos Cajuína (ISSN 2448-0916) trata-se de um periódico criado a partir do desejo de alguns docentes da educação básica e superior de levarem a pesquisa até aqueles que encontram-se no início de sua jornada formativa.

Fomentar a pesquisa científica e a produção literária desde a educação básica até o ensino superior: é este nosso maior objetivo. Promovendo, sempre que possível, o diálogo entre as mais diversas áreas do saber, já que defendemos o ideal de uma formação intelectual viva e integral.

A referência à cajuína, bebida típica do nordeste feita a partir do caju, dá-se como forma de imprimir uma identidade regional à revista. Trata-se de resguardar o que nos pertence como parte de nossa identidade, além de deixar claro de que nosso trabalho abraça a divulgação não só científica, como também aquela de caráter cultural.

A Cadernos Cajuína não possui um vínculo institucional específico. A maioria dos responsáveis pela revista são docentes de algum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs. Havendo também pesquisadores de outras instituições públicas e privadas. Trabalhamos com a ideia de levar adiante uma revista acadêmica independente, promotora e divulgadora de saberes múltiplos, sem preconceito ideológico, político, cultural, racial ou de outra natureza, comprometida com o diálogo entre variadas disciplinas e diferentes debates.