UMA FENOMENOLOGIA DA TERRA: imagens do campo em Deus e o Diabo na terra do sol

Avelino Aldo de Lima Neto, Maria Clara do Nascimento, Larissa Maia de Souza

Resumo


O presente artigo objetivou descrever os sentidos provenientes das imagens do campo no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Para tanto, delineou-se uma articulação entre estética e política, estabelecendo o ponto de encontro entre o referencial teórico-metodológico baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty e o campo como espaço e como operador teórico medular do filme em análise. A fim de responder como as imagens do campo se mostram em Deus e o Diabo na Terra do Sol, fez-se uso da Ficha de Apreciação Fílmica, instrumento que permitiu apreciar as imagens e descrever os seus sentidos. Destaca-se, como resultado, a descrição da terra como categoria política e experiência estética que remete o homem à imanência da história.


Palavras-chave


Fenomenologia. Terra. Campo. Cinema Novo. Glauber Rocha.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ et al. Deus e o diabo e os limites do cinema como ferramenta de transformação social. In: MARTINS, Aracy Alves; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; MOLINA, Mônica Castagna; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin. Outras terras à vista: cinema e educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo)

BENTES, Ivana. Introdução. In: ROCHA, Glauber. Cartas ao mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

CORRÊA, et al. Estética e Educação do Campo: movimentos formativos na área de habilitação em Linguagens da LEdoC. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências- piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo).

DEUS e o Diabo na Terra do Sol. Direção: Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 1964. 1 filme (110 minutos), 35mm, BP.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Território camponês. In: CALDART ET AL. Dicionário da Educação do Campo.Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular: 2012.

FRESSATO, Soleni Biscouto. Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi. Salvador: EDUFBA, 2011.

LIMA NETO, Avelino Aldo; NOBREGA, Terezinha Petrucia. Reaprender a ver o mundo: o cinema como educação do olhar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 44, p. 1-22, 2018.

LIMA NETO, Avelino Aldo; NOBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, cinema e educação: cartografias do ver. Holos, Natal/RN, v. 5, p. 81-97, 2014.

MARTINS, Aracy Alves; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; MOLINA, Mônica Castagna;

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito seguido de A linguagem indireta e as vezes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

NORTON, Thiago. “A cidade não mora mais em mim”: o cinema e o olhar na Escola do Campo. In: CARVALHO, Cristiene Adriana da Silva; MARTINS, Aracy Alves. Práticas artísticas do/no campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (Coleção Caminhos da Educação do Campo) OBSERVATÓRIO da Diversidade. Web. 08 de Maio de 2018. http://portal.ifrn.edu.br/campus/canguaretama/observatorio-da-diversidade/principal

OLIVEIRA, William Vaz de., PAVÃO, Eduardo Nunes Álvares. Arte e política no cinema de Glauber Rocha: uma análise do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Tempos Históricos, Paraná, v.1, n. 1, p.191-202, jan./ jul. 2011. Disponível em: http://e revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5704. Acesso em: 19 ago. 2020.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. O cineasta Glauber Rocha e a América Latina. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p.182-190, jan./ abr. 2017. Disponível em:< https://doaj.org/article/0c71afd542bf4c24a8eeb60d75ac0222?frbrVersion=2>. Acesso em: 04 jun. 2021.

XAVIER, Ismail. Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.603

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Avelino Aldo de Lima Neto, Maria Clara do Nascimento, Larissa Maia de Souza

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal