UNA ESCUCHA AL CUERPO EN EL JARDÍN MATERNAL
Resumo
RESUMO: Este artigo aborda a questão dos corpos no jardim-de-infância, com base na investigação realizada para obter um mestrado em Educação da Primeira Infância. Procura analizar as interacções corporais no jardim de infância e o lugar das corporealidades na formação de professores. A escuta a que este texto se refere não é apenas uma escuta dos ouvidos, mas acrescenta a perspectiva da escuta como uma acção que implica uma atenção dirigida aos outros; uma atenção que envolve o corpo, os sentidos, as emoções e a intencionalidade. Tem em conta a voz dos professores, as concepções sobre corporeidades, a disponibilidade do corpo docente e a disponibilidade das instituições educativas. Entendemos a educação como um ato ético e político a partir do qual podem ser consideradas as questões referentes às interações corporais nos primeiros anos de vida da criança.
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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.527
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ISSN: 2448-0916.
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