RELAÇÕES ENTRE ADULTO E CRIANÇA NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Christian Muleka Mwewa, Bárbara Fagundes de Lima

Resumo


Os novos Estudos da Criança trazem o reconhecimento da incompletude e do caráter fragmentário das abordagens que tradicionalmente assumiam a criança como objeto de conhecimento, críticas à visão teleológica, lineares e socialmente vazias do desenvolvimento infantil. Por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, nos apropriamos do instrumental de análise de documento para verificar a relação entre adulto e criança presente nos relatórios de estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Dentre os principais referenciais teóricos, tomamos como base os estudos na área da Sociologia da Infância. Concluímos que a relação entre adulto e criança depende da concepção do adulto sobre o entendimento da criança como sujeito e da infância como etapa geracional, não necessariamente presa ao espaço e a um tempo, uma vez que ser criança ou estar na infância é uma construção histórica e cultural, ou seja, um permanente devir.


Palavras-chave


Educação Infantil; Relatórios de estágio; UFMS/CPTL; Relação adulto e criança.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.524

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