A ESCOLA DE LA SALLE E A ESCOLA DE DEWEY: diálogos possíveis com a educação do século XXI

Cleber Gibbon Ratto, Hildegard Susana Jung, Patrícia Gusmão Maciel, Solane Cristina Felicetti Santin

Resumo


João Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de capacitar os professores que se dedicavam ao ensino dessas crianças. Anos mais tarde, surge John Dewey, com pensamentos similares, preocupado também com a formação dos professores e com formas inovadoras de promover a aprendizagem escolar dessa faixa etária. O objetivo do presente artigo consiste em suscitar o diálogo sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre a escola idealizada por La Salle e a escola de John Dewey. A metodologia é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Autores como Leubet, Tagliavini, Corbellini, Westbrook, Teixeira, Dewey, entre outros, bem como os documentos que norteiam a educação brasileira contemporânea, como a BNCC e a BNC- formação, colaboram com as reflexões desenvolvidas neste trabalho. Os resultados sinalizam que tanto La Salle como Dewey, em épocas diferentes, procuraram formas diversas de promover uma aprendizagem que fosse centrada na criança, pensando também na formação daqueles que viriam a trabalhar com esse público. Dessa forma, concluímos que os dois pensadores citados foram essenciais para o desenvolvimento da educação como ela se encontra atualmente, e também para a preocupação com a capacitação dos profissionais da educação, que mostra-se vital para que estes possam desenvolver um trabalho adequado e efetivo dos processos de ensino-aprendizagem, tão necessários para a qualificação da educação no século XXI.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i2.485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Cleber Gibbon Ratto, Hildegard Susana Jung, Patrícia Gusmão Maciel, Solane Cristina Felicetti Santin

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal