A FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA POLÍTICA DEPARTAMENTAL DE ARTICULAÇÃO ENTRE CICLOS E NÍVEIS EDUCATIVOS : A EXPERIÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE ATLÂNTICO – COLÔMBIA

Fabíola dos Santos Kucybala, Francisco José Souza Bezerra, Bruna Vargas Paris

Resumo


A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo complexo e, ao mesmo tempo repleto de significados, que envolve a vida de estudantes e professores. Para o professor que atua nesta articulação é importante buscar alternativas e melhorias do fazer profissional e do trabalho docente através da formação continuada, das relações entre os pares, das experiências, das intervenções e da construção de propostas que fundamentam a prática e as ações cotidianas. Por esse motivo, este artigo tem como objetivo apresentar de que forma o Departamento de Atlântico, na Colômbia, proporciona a formação continuada aos professores que atuam nas turmas de transição entre a pré-escola e o 1º Ano do Ensino Fundamental, a partir da implementação da Política Departamental entre Ciclos e Níveis Educativos. A metodologia desta pesquisa apresenta abordagem de cunho qualitativo, com caráter exploratório e utiliza como instrumento de coleta de informações a observação participante de oficinas proporcionadas aos professores atuantes nas turmas de pré-escola. O estudo mostra que por meio destas oficinas os professores têm a oportunidade de vivenciar atividades teórico-práticas e lúdicas que estimulam a cooperação e a responsabilidade coletiva, além de debates e dinâmicas  voltadas à reflexão, problematização e compartilhamento de experiências e situações concretas e cotidianas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i2.473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Fabíola dos Santos Kucybala, Francisco José Souza Bezerra, Bruna Vargas Paris

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal