PENSANDO AS PRÁTICAS SIMBÓLICAS DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS

Cleidiane da Silva Cruz

Resumo


O interesse em pesquisar sobre o tema proposto surgiu do desejo de compreender um pouco acerca de como a história das mulheres está sendo construída ao longo do tempo. Este estudo tem como objetivo geral analisar as interfaces mulher e movimentos feministas. Como objetivos específicos busca se descrever a rotina da mulher contemporânea; uma breve descrição sobre as práticas dos feminismos. A metodologia em de caráter qualitativo e cunho exploratório; Baseou-se fundamentalmente nas preposições teóricas de Pinto (2010); Freud (2011); Foucault (1967). Os resultados indicam que as relações de poder são presentificadas no contexto social contemporâneo pondo as mulheres feministas ou não em um embate constante contra práticas violentas de dominação. Os resultados apontam também como os movimentos feministas contribuem para a concretização de práticas sociais que favorecem o desenvolvimento das mulheres em cada época. A conclusão do estudo sugere a Arte e as práticas simbólicas dos feminismos como representatividade das mulheres na sociedade em qualquer contexto ou época.

 


Palavras-chave


Psicologia. Mulheres. Feminismo. Psicanálise. Arte.

Texto completo:

PDF

Referências


FREUD, Sigmund, 1856-1939. Psicologia das Massas e análise do eu / Sigmund Freud; Revisão técnica e prefácio de Edson Sousa; Ensaio bibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa, — Porto Alegre, RS:L&PM, 2013.

FREUD, Sigmund, 1856-1939. O mal-estar na civilização / Sigmund Freud ; tradução Paulo César de Souza. — São Paulo : Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

BROWN, Wendy. 2005. Edgework. Princeton, NJ: Princeton University Press.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: Ditos & Escritos III - Estética: Literatura e

Pintura, Música e Cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense

Universitária, 2001.

LÖWY, Michael. Estado, democracia e alternative socialista na era neoliberal. Diálogo coordenado por Pablo Gentili, Luis Fernandes e Emilio Taddei. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo II: que estado para que democracia?. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

PINTO, Celia Regina Jardim FEMINISMO, HISTÓRIA E PODE. REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA V. 18, Nº 36: 15-23 JUN. 2010




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Cleidiane da Silva Cruz

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal