REFLEXÕES SOBRE O PENSAR HISTÓRICO ASSOCIADO À VIDA: uma análise da II Consideração intempestiva de Friedrich Nietzsche

Samir Roland

Resumo


Este trabalho procura compreender alguns desdobramentos a respeito do conceito de vida e de história na II Intempestiva “sobre a utilidade e desvantagem da História para a vida” de Nietzsche. A história em suas diferentes modalidades: monumental, tradicionalista e crítica, segundo o filósofo, deve se preocupar com os problemas do presente e com a construção de um futuro vigoroso. Assim, cabe destacar a crítica do filósofo aos eruditos que se preocupavam apenas com o aumento do conhecimento completamente desvinculado da vida. A crítica de Nietzsche se direciona ainda aos modernos que se veem juízes do passado e detentores da verdade. Nesse sentido, a própria cultura moderna, só existia enquanto reprodução de outras culturas passadas, entretanto, via-se superior ao ponto de julgar e se classificar melhor que outras culturas. Nietzsche, por outro lado, destaca a importância dos grandes homens na escrita de uma história que fizesse a relação entre passado, presente e futuro, utilizando-se das forças a-históricas e supra históricas contra a “doença histórica”, seria necessário tanto esquecer como direcionar seu olhar para o devir, tornando o conhecimento histórico a serviço da vida.


Palavras-chave


Cultura moderna. História. Vida.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARROS, José D’Assunção. Nietzsche e as críticas à filosofia da História e à historiografia científica do século XIX - uma análise da primeira parte da 2º consideração intempestiva. Sapere Aude. Belo Horizonte, v. 5, n. 10, 2014.

BLOCH, Marc, Apologia da História, ou, o ofício do historiador. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAMPOS, Anna Paula de Ramos. Nietzsche e o esquecimento. UFG: Dissertação (Mestrado em Filosofia). Goiás, Goiânia, 2014.

CAVALCANTI, Anna Hartmann. Nietzsche, a memória e a história: reflexões sobre a segunda consideração extemporânea. Philósophos. Goiânia, v. 17, n. 2, pp. 77-105, jul./dez., 2012.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Trad. Edmundo Fernando Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DI MATTEO, Vicenzo. Nietzsche, pensador da modernidade. Cadernos Nietzsche. 27, 2010.

FREZZATTI JÚNIOR, Wilson Antônio. As noções de história na II Consideração Extemporânea e em Humano, demasiado Humano. Caderno Nietzsche. Guarulhos/Porto Seguro, v. 39, n. 1, jan./abr., 2018.

GERTZ, René. “O historicismo e a moderna história social alemã. In: VARELLA, Flávia et al. (orgs.). A dinâmica do historicismo. Revisitando a historiografia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A razão na história: uma introdução geral à filosofia da história. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2001.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito natural e Ciência do Estado em compêndio. 2º ed. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2010. (Coleção Ideias: Clássicos).

ITAPARICA, André Luís Mota. Nietzsche e o sentido histórico. Cadernos Nietzsche, 19, 2005.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MELO, Danilo A. Santos. História e memória como crença no futuro: esquecimento e superação do niilismo em Nietzsche. Cadernos Nietzsche, 29, 2011.

NICOLAZZI, Fernando; ARAUJO, Valdei Lopes de. A história da historiografia e a atualidade do historicismo: perspectivas sobre a formação de um campo. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

___________. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

___________. Ecce Homo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

___________. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

___________. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

____________. “II Consideração Intempestiva sobre a utilidade e os inconvenientes da História para a vida”. In: Escritos sobre história. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

___________. In: Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora 34, 2014.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales – A inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

VASCONCELOS, José Antonio. Quem tem medo de teoria? A ameaça do pós-modernismo na historiografia americana. São Paulo: Annablune; Fapesp, 2005.

WHITE, Hayden. O fardo da História. In. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.463

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Samir Roland

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal