VIDAS DESCARTÁVEIS: PODER E BIOPOLÍTICA NA LÓGICA NEOLIBERAL DOS TEMPOS HODIERNOS SOB A ÓTICA DE MICHEL FOUCAULT

Ricardo George Silva

Resumo


Ao tratar da biopolítica no corpo teórico de Foucault ensejamos compreender como o autor mobiliza esse conceito. Todavia, visamos entender esse conceito a partir de uma lupa, qual seja: compreender a biopolítica como administração da vida, como técnica de poder que faz viver e deixa morrer. Nessa direção, nos interessa entender como se deu o desenvolvimento da prática biopolítica e de como evoluiu o conceito e, sobretudo, como a biopolítica atua em nossa sociedade contemporânea, sobretudo, nos moldes do neoliberalismo. O texto assumira caráter bibliográfico, já consagrado nos estudos em filosofia e terá como corpos teóricos a obra de Foucault. 


Palavras-chave


Biopolítica. Vidas descartáveis. Neoliberalismo. Foucault.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim, notas sobre a Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

__________________. Estado de Exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGUIAR, Odílio. A tipificação do totalitarismo segundo Hannah Arendt. Revista Dois pontos, Curitiba, São Carlos, volume 5, número 02, p. 73-88, outubro de 2008.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

BRANCO, Guilherme Castelo. Michel Foucault – Filosofia e biopolítica. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CHIGNOLA, Sandro. A Vida, O Trabalho, A Linguagem: biopolítica e biocapitalismo. Revista IHU On-line, São Leopoldo, volume 13, número 228, p. 01-19, outubro de 2015.

DUARTE, André. Vidas em Risco – crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. 2010.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Trad. de Maria Ermatina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria T. da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 4° ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2017.

RIOS, Kênia Sousa. Campos de concentração no Ceará: isolamento e poder na seca de 1932. Fortaleza: Museu do Ceará/ Secretária da cultura e do desporto do Ceará, 2001.

SENNELART, Michel. A crítica da razão governamental em Michel Foucault. Revista Tempo social, São Paulo, volume 7, número 1/2, p. 1-14, outubro de 1995.

SOLER, Rodrigo Dias de Vivar. O que é uma ontologia do endividamento? Biopolítica e financeirização da vida. Revista Clínica & Cultura, volume 2, número 1, jul-dez de 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.462

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Ricardo George Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal