A IMPOSSIBILIDADE DE ESTAR SÓ MESMO SENDO UM

Nária Costa

Resumo


A era moderna foi a grande responsável pela aproximação das pessoas, como também pela solidão das mesmas. De modo geral, na internet e nas relações líquidas da atualidade, pode-se ouvir as pseudoverdades alheias sem dar ouvidos a si mesmo. Embora Hannah Arendt elucide com veemência que ações e acontecimentos públicos desenvolvam os homens, por meio do diálogo com outros seres políticos e plurais dotados de capacidade cognitiva, o propósito do trabalho consiste em refletir sobre como o uso demasiado das redes sociais fomentam o depauperamento do ser ao torná-lo passivo por medo da solidão. Na superficialidade moderna, observa-se a preocupante falta de sensibilidade à dor do outro e a devoção cega ao discurso falacioso. Nunca se ouviu tanto sem realmente escutar a si. Ressalta-se que é impossível estar inteiramente só quando se tem a própria companhia. Não querer estar só reforça um estoicismo extremo positivista e degenera o diálogo consigo mesmo, entendido como fomentador da formação do ser político.


Palavras-chave


Modernidade, solidão, junto de si.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubens. As melhores crônicas de Rubem Alves. Campinas/SP: Papirus, 2008.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema Ausência. Disponível em https://www.escritas.org/pt/t/1729/ausencia acessado em 26/05/2020.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências.Trad. Helena Martins e outros. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

_____. A vida do espírito. 2002b. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 392.

_____.A Condição Humana. 2001. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 352 p.

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.457

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Nária Costa

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal