EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS LIMITAÇÕES NO ENSINO DE ECOLOGIA: ANÁLISE DE DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE BATALHA (PI)

Raimundo Nonato de Sousa Silva, Sandra Regina de Sousa Cardoso

Resumo


Devido à ação predadora do homem em relação à natureza, os recursos provenientes do meio vêm dando sinais de esgotamento, ficando cada vez mais evidente, a necessidade de mudanças nessa relação de desafeto. Neste cenário de mudanças, a escola surge com destaque, pois é o espaço formativo mais presente na sociedade, depois do contexto familiar e, o ensino de Ecologia é uma ferramenta disponível que deve abordar os meios pelos quais eleve a consciência das pessoas, ampliando as condições de melhorias para sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, este estudo objetivou pesquisar sobre a importância do ensino de Ecologia para duas escolas campesinas no município de Batalha (PI). Assim, analisou-se tal ensino na formação básica vivenciado nas escolas municipais Joana D’arc Castelo Branco e Gayoso de Almendra para a formação de consciência mais elevada acerca das questões ambientais. O trabalho com caráter qualitativo/quantitativo pesquisou 143 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, através da aplicação de questionário. O mesmo evidenciou que o ensino de Ecologia difundido nas escolas é muito aquém do necessário. Percebeu-se que, a estrutura pedagógica limita-se a desenvolver um ensino simplista, gerando consequências tangíveis no processo de formação dos estudantes e o desenvolvimento de ações sustentáveis. O estudo conclui que as escolas estudadas devem assumir outra postura mediante ao tema Ecologia, e, tão somente através de uma nova forma de trabalhar essa área do ensino, promoverá uma elevação da consciência ecológica dos estudantes às mesmas estarão assumido seu papel de destaque ao qual têm como potencial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.425

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ISSN: 2448-0916.

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