EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NO PIAUÍ

Raimunda Alves Melo, Antônia Dalva França-Carvalho

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cujo objeto de estudo foram as mudanças ocorridas na prática educativa de professores de escolas do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). O recorte apresentado nesse artigo objetiva apresentar a trajetória de constituição da Educação Rural e da Educação do Campo nos contextos nacional e piauiense. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa crítica, utilizando-se da análise documental e bibliográfica como procedimento de produção de dados. A leitura histórica das políticas educacionais destinadas às populações camponesas possibilitou-nos conhecer diferentes projetos educativos e de formação de professores desenvolvidos ao longo da história do Brasil, evidenciando a predominância das propostas de Educação Rural e sua inoperância frente aos desafios educacionais do campo. Nesse cenário, a Educação do Campo surgiu como resistência ao modelo de desenvolvimento econômico capitalista; nasceu como uma proposta educativa alternativa para os trabalhadores do campo, fundamentada em seus objetivos de luta, em suas necessidades e anseios.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.409

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ISSN: 2448-0916.

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