TEORIAS DE CURRÍCULO E ENSINO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE SIGEFREDO PACHECO (PI) PÓS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
Em 2017, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2017), um documento que contempla um conjunto de orientações que norteiam as equipes pedagógicas na elaboração do currículo local. Nesse cenário, o município de Sigefredo Pacheco (PI), durante o ano letivo de 2018, elaborou juntamente com os educadores, a sua Proposta Curricular fundamentada nas orientações da BNCC, atendendo as determinações do Ministério da Educação (MEC). A proposta curricular é um instrumento que tem como objetivo nortear e fundamentar as práticas pedagógicas das escolas. Considerando o exposto, o objetivo geral do estudo foi analisar as teorias curriculares que fundamentam a Proposta Curricular do município de Sigefredo Pacheco (PI), elaboradas à luz da BNCC. Especificamente, pretendeu-se: discutir os aspectos históricos e conceituais da implementação de diretrizes curriculares no Brasil com ênfase na BNCC; conhecer o processo de elaboração da Proposta Curricular de Sigefredo Pacheco (PI) e identificar as teorias curriculares que fundamentam esta proposta. Metodologicamente, realizou-se pesquisa documental, através da análise da Proposta Curricular do referido município, um processo por meio do qual buscou-se indícios que contribuíram para responder ao problema da investigação: quais teorias curriculares fundamentam a Proposta Curricular do município de Sigefredo Pacheco (PI)? O resultado aponta que as Tendências: Liberal Renovada e Liberal Tecnicista, ambas vinculada a teoria tradicional do currículo, apareceram com mais ênfase nas concepções de sociedade, currículo, escola, ensino e aprendizagem, professor e estudante contidas na referida Proposta Curricular.
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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.408
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