TEORIAS DE CURRÍCULO E ENSINO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE SIGEFREDO PACHECO (PI) PÓS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Francisco Renato Lima, Gian Carlos Oliveira dos Santos, Raimunda Alves Melo

Resumo


Em 2017, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2017), um documento que contempla um conjunto de orientações que norteiam as equipes pedagógicas na elaboração do currículo local. Nesse cenário, o município de Sigefredo Pacheco (PI), durante o ano letivo de 2018, elaborou juntamente com os educadores, a sua Proposta Curricular fundamentada nas orientações da BNCC, atendendo as determinações do Ministério da Educação (MEC). A proposta curricular é um instrumento que tem como objetivo nortear e fundamentar as práticas pedagógicas das escolas. Considerando o exposto, o objetivo geral do estudo foi analisar as teorias curriculares que fundamentam a Proposta Curricular do município de Sigefredo Pacheco (PI), elaboradas à luz da BNCC. Especificamente, pretendeu-se: discutir os aspectos históricos e conceituais da implementação de diretrizes curriculares no Brasil com ênfase na BNCC; conhecer o processo de elaboração da Proposta Curricular de Sigefredo Pacheco (PI) e identificar as teorias curriculares que fundamentam esta proposta. Metodologicamente, realizou-se pesquisa documental, através da análise da Proposta Curricular do referido município, um processo por meio do qual buscou-se indícios que contribuíram para responder ao problema da investigação: quais teorias curriculares fundamentam a Proposta Curricular do município de Sigefredo Pacheco (PI)? O resultado aponta que as Tendências: Liberal Renovada e Liberal Tecnicista, ambas vinculada a teoria tradicional do currículo, apareceram com mais ênfase nas concepções de sociedade, currículo, escola, ensino e aprendizagem, professor e estudante contidas na referida Proposta Curricular.


Palavras-chave


BNCC. Currículo. Proposta Curricular. Tendências Pedagógicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.408

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