A POBREZA PELOS OLHOS DA ARTE: relato de uma experiência pedagógica de formação humana no Ensino Médio

Francisco Renato Lima

Resumo


Este estudo apresenta o relato de uma experiência pedagógica, de caráter formativo e viés humanístico, vivenciada pelos autores, durante o planejamento, execução e avaliação das atividades de um projeto de intervenção realizado no segundo semestre de 2019, por alunos da 1ª serie “A” do Ensino Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano (Teresina-PI), uma escola da rede privada de ensino, filiada à Rede Jesuíta de Educação no Brasil e no mundo. O propósito geral da tarefa que gerou os resultados aqui apresentados, foi levar os alunos, em processo de formação conteudística, mas sobretudo, humana, a vivenciarem uma experiência concreta com um contexto social, em que carece do olhar sensível e interventivo da sociedade. Com isso, nos termos de Pariser (2011) e Fava; Pernisa Junior (2015), os estudantes jesuítas tiveram a oportunidade de experienciarem uma vivência para além do filtro-bolha social, que, muitas vezes, o sistema nos coloca, fazendo com que só tenhamos contato com pessoas e informações semelhantes às nossas ideologias. Essa situação nos deixa acomodados e “confortáveis com isso, já que em nossa bolha é fácil encontrar o que precombina com nossos gostos, o que tendemos a querer encontrar. Então, para que querer sair da bolha?” (FAVA; PERNISA JUNIOR, 2015, p. 278-279). A tentativa de resposta para esse problema social foi levar os sujeitos em formação a enxergar e intervir criticamente diante dos problema reais do cotidiano. O resultado esperado, portanto, é que, diante das lentes do real, os sujeitos reflitam sobre seu lugar social no mundo, enquanto seres humanos e também, como futuros profissionais no mercado de trabalho, atuando como cidadãos críticos e reflexivos, a serviço do desenvolvimento de ações de transformação social, por meio do compromisso com a ética, a sensibilidade, a humanidade, a solidariedade e o desejo de ser cada dia pessoas melhores para o mundo, como bem ensina os princípios humanísticos e cristãos da Pedagogia Inaciana, a qual sustenta o fazer pedagógico da escola de Educação Básica em que estão inseridos.


Palavras-chave


Formação humana. Educação Jesuíta. Ensino Médio. Pobreza. Arte.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.380

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