ANÁLISE DISCURSIVA DOS RESULTADOS DO PISA-BRASIL NO SITE DO INEP

Ketulyn Ferreira Fernandes, Márcia Aparecida Amador Mascia

Resumo


A partir do escopo teórico discursivo, este artigo pretendeu analisar o PISA-Brasil com enfoque nos resultados pertencentes ao ano de 2015. O PISA (Programme for International Student Assessment) realiza provas a cada 3 anos com estudantes de 15 anos de idade, por ser esta a idade do último ano de escolaridade obrigatória, coincidindo com a maioria dos países participantes dentre os mais de 100 países membros e não-membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Em nível mundial, o PISA é coordenado pela OCDE e em nível brasileiro pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela função de elaboração e aplicação da prova no Brasil, possuindo cada país seu órgão próprio. Levando em conta o contexto apresentado acima, o objetivo deste artigo é levantar os sentidos sobre os resultados do PISA dispostos no site do INEP, e como eles constroem novos regimes de verdade em educação. Pretende-se compreender as discursividades contemporâneas em relação às avaliações externas e como elas afetam a educação, primordialmente, a educação brasileira. Do ponto de vista do referencial teórico, pautamo-nos na análise do discurso em linha francesa, que considera o sujeito como efeito do discurso e o discurso como situado socio-ideológico-historicamente, sendo que os dizeres não nascem nos sujeitos, mas nas formações discursivas dentro das quais o sujeito se situa. Os resultados da análise apontam que as políticas públicas devem investir mais nas condições socioeconômicas gerais de um país de modo a diminuir as desigualdades sociais, ao invés de só focar na educação. Países com maiores desempenhos são países que investem em equidade social.


Palavras-chave


Análise do Discurso; PISA; Avaliação Externa

Texto completo:

PDF

Referências


BAUTHENEY, Katia Cristina Silva Forli. Incongruências no discurso sobre qualidade da educação brasileira. Est. Aval. Educ., São Paulo. v. 25, n.57, p. 138-162, jan./abr. 2014.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: 2aed, Editora Claraluz, 2008.

INEP- Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa. Acesso em 26 de Novembro de 2018.

SANTOS, F. A. dos; VILALVA, D. M. e FERREIRA, F. da S. As implicações das avaliações em larga escala sobre a escola e o trabalho pedagógico. In: LIBÂNEO, José Carlos e FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Editora espaço acadêmico: Goiânia, 2018.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 3ª edição – Campinas: Ed. Pontes, 2002.

PÊCHEUX, M. e GADET, F. A Língua Inatingível. Campinas: Pontes, 2004.

OCDE- Organização para a cooperação e desenvolvimento económico. Disponível em: http://http://www.oecd.org/pisa/ Acesso em 05 de Dezembro de 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.368

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ketulyn Ferreira Fernandes, Márcia Aparecida Amador Mascia

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal