A MAGIA DAS IMAGENS TÉCNICAS E O DESAPARECIMENTO DO REAL - REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DE VILÉM FLUSSER

Elionai Robinson, Guisela Kraetz, Mario Alencastro

Resumo


Pretende-se neste artigo, um ensaio teórico, revisitar a obra de Vilém Flusser, em especial ao que tange ao advento das imagens técnicas, elementos produzidos por recursos proporcionados pelas tecnologias computacionais e da informação. Embora metaforicamente Flusser se refira principalmente à imagem fotográfica, sua abordagem pode muito bem ser aplicada para qualquer tipo de imagem produzida pela mediação técnica, inclusive as imagens digitais feitas por computador. Essas imagens técnicas materializam determinados conceitos a respeito do mundo, exatamente os conceitos que nortearam a construção dos aparelhos que lhes deram forma o que pode servir para uma espécie de “mascaramento da realidade”. Em tempos de pós-verdades, das manipulações textuais e imagéticas amplamente divulgadas pela Internet e até por meios convencionais como a televisão, revisitar o arcabouço teórico que Flusser deixou como herança é de suma importância.


Palavras-chave


Vilém Flusser; Imagens técnicas; Pós-história; Simulacros

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.355

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