DA PÓS-VERDADE A PÓS-IMPRENSA: A CRISE DO JORNALISMO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO

Marta Thaís Alencar

Resumo


Resumo: Com a popularização das bolhas informativas na internet e a proliferação da desinformação nas redes sociais, o jornalismo vem encontrando desafios e oportunidades diante de uma nova realidade. No contexto atual, grandes empresas de comunicação vêm lidando com contestações, críticas e represálias de políticos e seus seguidores, que tentam deslegitimar o poder e o papel da imprensa no século XXI. Diante disso, o jornalismo vem enfrentando uma crise econômica. É por isso que este artigo tem como objetivo analisar a prática jornalística na Era da Pós-verdade no cenário atual e as iniciativas de fact-checking no Brasil, que atuam na promoção de um jornalismo profissional perante a sociedade e no combate a desinformação e a intolerância.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.353

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