A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UM ESTUDO DE CASO

Márcio Mota Pereira

Resumo


Este artigo analisa um material didático impresso utilizado no âmbito da EaD, no curso de aperfeiçoamento “Educação de Jovens e Adultos na Diversidade”, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais, e é resultado de uma pesquisa maior, que abordou um mote ainda pouco presente no universo dessa metodologia de ensino; a avaliação de materiais didáticos para a Educação à Distância. Neste artigo, enquanto estudo de caso, observou-se que o material didático em questão foi confeccionado em consonância com a concepção pedagógica “contra-hegemônica”, e que sua diagramação viabilizou a legibilidade textual; que o conteúdo principal foi redigido com a devida formalidade acadêmica, e que apresenta coesão e coerência na sequenciação de ideias e dos conteúdos. Por outro lado, verificou-se também a necessidade da realização de revisões que contemplem aspectos considerados essenciais para a consolidação de conhecimentos no âmbito da metodologia de Ensino EaD, como uma maior presença de fotografias e ilustrações, responsáveis por tornar o material didático mais atrativo, assim como resumos pós conteúdos, essenciais para a consolidação de conhecimentos adquiridos.


Palavras-chave


Educação a Distância; Educação de Jovens e Adultos; Avaliação de material didático impresso.

Texto completo:

PDF

Referências


AVERBUG, Regina. Material didático impresso para a educação à distância: tecendo um novo olhar. Colabor@: Revista Digital da Comunidade Virtual de Aprendizagem Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior, Santos, vol. 2, nº. 5, p. 16-31, ago./set., 2003.

BARRETO, Cristiane Costa. Desenho instrucional em materiais didáticos impressos – uma boa ideia! In: BARRETO, Cristiane Costa (org.). Planejamento e Elaboração de Material Didático Impresso para Educação a Distância. Rio de Janeiro, Fundação CECIERJ, 2007, 291 p.

BRAGLIA, Israel & GONÇALVES, Berenice. Abordagem sistemática do design instrucional na implementação de hipermídias para aprendizagem. In: Anais do 4º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Florianópolis, 5 a 7 de novembro. 2009. Disponível em http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2009/cd_conahpa2009/papers/

final134.pdf. Acesso em 02 de outubro de 2014.

CARVALHO, Ana Maria Ferreira et al. Gerenciamento do processo de elaboração de materiais didáticos para o curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil. In: Anais del Primer Congreso Virtual De Innovación Didáctica Al Servicio Del Docente Y Profesional En Ciencias Documentales. Madri: Congressos Web, 2013. Disponível em http://www.congresosweb.info/index.php/areas-tematicas-2013/Congreso%202013/ educacion-y-formacion profesional/gerenciamento-do-processo-de-elaboracao-de-materiais-didaticos-para-o-curso-de-bacharelado-em-biblioteconomia-na-modalidade-a-distancia-no-brasil Acesso em 27 de jul. 2014.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: Senac, 2004.

KOCH, Ingedore. G. Villaça. Hipertexto e Construção do Sentido. Alfa: Revista de Linguística. Vol. 51, nº 1, p. 23-38, 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/ 1425/1126. Acesso em set. 2014.

KULPA, Cínthia Costa; PINHEIRO, Eluza Toledo; SILVA, Régio Pierre. A Influência das Cores na Usabilidade de Interfaces Através do Design Centrado no Comportamento Cultural do Usuário. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, vol. 1, Número Especial, 2011, p. 119-136. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. Acesso em set 2014.

LEITÃO, Cleide. Elaboração de material didático impresso para programas de formação à distância: orientações para autores. Porto Alegre: Edições UFRGS, 2005. Disponível em http://www.ufrgs.br/nucleoead/documentos/ENSPMaterial.pdf. Acesso em 09 de julho de 2014.

LIMA, Vera Lopes de Abreu. Legibilidade e leiturabilidade das bulas de medicamentos presentes no tratamento de pacientes cardíacos. Rio de Janeiro, 169 f. Dissertação de Mestrado (Artes e Design), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.

MORÉ, Rafael Pereira Ocampo. Processo de elaboração do material didático do curso de graduação em administração, modalidade a distância. In: Anais do XIV Congresso Internacional ABED De Educação A Distância. Santos: ABED, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5112008102953am.pdf. Acesso em out. 2014.

OTA, Marcos et al. Atualização e Ressignificação de Materiais Didáticos em Educação à Distância: desafios instrucionais na produção de novas mídias. Revista Trilha Digital. vol. 1, nº 1. São Paulo, 2013. Disponível em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/ article/view/5900. Acesso em 27 de jul. de 2014.

PEREIRA, Márcio Mota. Avaliação Quali-Quantitativa do Material Didático Utilizado em um Curso de Aperfeiçoamento na Modalidade a Distância. Monografia (Curso de Pós-graduação Lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância), Universidade Federal Fluminense, 2014.

PRETI, Orestes. (Org). Produção de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Cuiabá: UAB/UFMT, Cuiabá, 2010, 209 p. Disponível emhttp://www.uab.ufmt.br/ uab/images/livros_download/producao_material_didatico_impresso_oreste_preti.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2014.

RAMOS, Roberto Paes de Carvalho; ABREU-FIALHO, Ana Paula e RABELO, Carlos Otoni. Arquitetura da informação. In BARRETO, Cristine Costa (org.). Planejamento e elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007, 291 p.

REIS, Guilhermo Almeida dos. Centrando a Arquitetura de Informação no Usuário. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 250 p.

RODRIGUES, Adriane Pires et all. Produção do material didático para o módulo “ferramentas de autoria para a produção de hipertexto na educação” do programa mídias na educação. In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Florianópolis. 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

SALES, Mary Valda Souza. Uma Reflexão Sobre a Produção do Material didático para EaD. In: Anais do XII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/ por/pdf/044tcf5.pdf. Acesso set. 2014.

SAMPAIO, Grace Maria Cavalcante. Compreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas. Campina Grande, 2002, 143 f. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba.

SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Luciene Santos Pereira da. A produção textual de material didático para educação a distancia. Dissertação (Mestrado em Ciência da Linguagem), Universidade Católica de Pernambuco, 2010, 124 f. Disponível em http://www.unicap.br/tede// tde_busca/ arquivo.php?codArquivo=542. Acesso em 07 de julho de 2014.

SOUZA, Antônio Artur de (Org.). Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013, 223 p.

SOUZA, Caroline Nagel Moura de. A importância da mediação pedagógica transdisciplinar em EAD que se utiliza de imagens para a busca do conhecimento e da efetivação do aprendizado. Visão Global, vol. 12, nº. 2, 2009. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/ visaoglobal/article/view/624/285. Acesso em jul. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.345

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Márcio Mota Pereira

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal