POESIA INFANTIL: O RELATO DE UMA BELA EXPERIÊNCIA

cristiane lumertz Klein Domingues

Resumo


O trabalho tem por finalidade descrever um projeto realizado numa comunidade carente de Porto Alegre, com um grupo de crianças entre 7 e 14 anos. A investigação aconteceu no 2° semestre do ano de 2016, numa pesquisa de campo, que teve por base teórica o livro de Maria Alberta Menéres O poeta faz-se aos 10 anos. Os encontros aconteciam em forma de oficinas por meio do contato com o gênero poético, com o objetivo de despertar no indivíduo o gosto pelo poema através do desenvolvimento da imaginação, porque se desejava comprovar que o contato da criança com o gênero poético pode aprimorar a leitura, incentivar a escrita e melhorar a oralidade. As obras utilizadas nas oficinas foram as de Mário Quintana: Pé de pilão, Lili inventa o mundo, Sapato furado, Sapo amarelo, O batalhão das letras e Nariz de vidro. Durante quatro meses as crianças tiveram contato semanal com o gênero poético nas oficinas, e eram convidadas a produzirem seus próprios poemas. O trabalho na oficina acontecia em três etapas: leitura do poema, conversa sobre o poema, e uma proposta de escrita; denominadas, respectivamente de: O poema, Compreendendo, Agora vou escrever!

Palavras-chave


Poema Infantil; Oficina; Leitura e Escrita

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

LOUREIRO, Stefanie Arca Garrido. Alfabetização: Uma Perspectiva Humanista e Progressista. São Paulo: Autentica, 2005.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.

MENÉRES, Maria Alberta. O poeta faz-se aos 10 anos. Lisboa: Plátano, 1977.

QUINTANA, Mário. Caderno H. Porto Alegre: Globo, 1977.

______. Sapo amarelo. São Paulo: Global, 2006.

______. Sapato furado.São Paulo: FTD, 1999.

______. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 2003.

_______. Lili inventa o mundo. São Paulo: Global, 2005.

_______. O batalhão das letras. São Paulo: Globo, 1999.

______. Pé de pilão. São Paulo: Ática, 1999.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIEIRA, Elaine & VOLQUIND, Lea. Oficinas de Ensino: O quê? Por Quê? Como? Porto Alegre: PUCRS, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.336

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 cristiane lumertz Klein Domingues

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal