UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE LUZ - MG

Mirele Melo Santos, Niltom Vieira Junior

Resumo


No presente estudo foram abordadas teorias e métodos que podem ser utilizados pelos professores do ensino regular para aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo desta pesquisa foi verificar se professores de duas instituições de ensino regular da cidade de Luz - MG utilizam destes mecanismos e em caso afirmativo, quais resultados têm obtido através deles. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 profissionais que lidam com alunos autistas. Os resultados evidenciam que, apesar de ser um assunto bastante discutido atualmente, poucos são os métodos usados em sala de aula que contribuem para inclusão, atendem as necessidades e diminuem as limitações da aprendizagem dos alunos autistas. Os profissionais enfrentam obstáculos relacionados à falta de incentivo à capacitação, a escassez de materiais pedagógicos apropriados, entre outros. Verificou-se que ainda existem muitas dificuldades no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.335

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