A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES

Kellison Lima Cavalcante

Resumo


A construção identitária no espaço escolar é desenvolvida pelas relações entre todos os indivíduos que fazem parte do ambiente, constituindo um processo coletivo. Assim, a construção da identidade negra dos estudantes reflete diferentes relações sociais encontradas no espaço escolar, percorrendo conflitos, reconhecimentos, ações e participações dos estudantes no debate e discussão. O problema surge a partir das descobertas e conflitos vivenciados por jovens adolescentes no espaço escolar, onde eles constroem suas identidades e são constantemente colocados a prova dos limites da diferenciação da sociedade em que vivemos. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo proporcionar a discussão sobre a construção da identidade negra no espaço escolar, a partir de uma abordagem descritiva no sentido do liame entre a relação da identidade e as relações sociais estabelecidas no espaço escolar. A pesquisa foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios em busca de ampliar e fundamentar a análise do tema em discussão. Dessa forma, o espaço escolar, através de práticas socializadoras tem a capacidade de engajar os jovens no debate e reflexão crítica para um processo de reconhecimento de sua identidade racial.


Palavras-chave


Identidade Negra. Afrodescendência. Espaço Escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.326

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