ALGUMAS PROVOCAÇÕES SOBRE PÓS-HUMANISMO E EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo objetiva refletir acerca do conceito de pós-humanismo, considerando o âmbito de desenvolvimento e consolidação da técnica no mundo contemporâneo, propondo algumas provocações sobre suas possíveis implicações a uma reconfiguração da esfera da educação, a qual de algum modo já se acha em curso. Para tanto, o trabalho se inicia com um breve exame histórico-conceitual do pós-humanismo, buscando analisá-lo com base em uma problematização filosófica da técnica, concluindo com um incipiente elenco de perspectivas sobre possíveis intersecções entre a condição pós-humana e o domínio educacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSUMÇÃO, Jéferson. Homem-massa: a filosofia de Ortega y Gasset e sua crítica à cultura massificada. Porto Alegre: Editora Bestiário, 2012.
BERGEL, Salvador Darío. O impacto ético das novas tecnologias de edição genética. Revista Bioética.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
DOUDNA, Jennifer. A.; CHARPENTIER, Emmanuelle. The new frontier of genome engineering with CRISPR-Cas9. Science. Washington: Associação Americana para o Avanço da Ciência, v. 346, nº 6213, 2014.
FUKUYAMA, Francis. Nosso futuro pós-humano: consequências da revolução da biotecnologia. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
JINEK, Martin.; CHYLINSKI, Krzysztof.; FONFARA, Ines.; HAUER, Michael.; DOUDNA, Jennifer. A.; CHARPENTIER, Emmanuelle. A programmable dual-RNA-guided DNA endonuclease in adaptive bacterial immunity. Science. Washington: Associação Americana para o Avanço da Ciência, v. 337, nº 6096, 2012.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
LECOURT, Dominique. Humano pós-humano: a técnica e a vida. São Paulo: Loyola, 2005.
LIMA, Homero Luís Alves de. Do corpo-máquina ao corpo-informação: o pós-humano como horizonte biotecnológico. Recife: Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2004. (Tese de doutorado).
OLIVEIRA, Daniel Figueiredo de. Sobre humanos e máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital. João Pessoa: UFPB/PPGE, 2017. (Tese de doutorado).
ORTEGA Y GASSET, José. Meditações sobre a técnica. Lisboa: Sociedade Unipessoal, 2009.
NEVES, Cecília de Sousa. A questão do humano: entre o humanismo e o pós-humanismo. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa/BA: UFRB, v. 12, n. 2, dezembro, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. In: Obras incompletas. 2. ed. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção Os Pensadores.
NOVAES, Adauto (org.). Mutações: entre dois mundos. São Paulo: Edições SESC, 2017.
ROMANDINI, Fabián. A comunidade dos espectros: antropotecnia. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SLOTERDIJK, Peter. Has de cambiar tu vida. Sobre antropotécnica. Valencia: Editorial Pre-Textos, 2012.
_____. Regras para o parque humano. Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo: exercícios de arqueologia e criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
TADEU, Tomaz. Nós ciborgues: o corpo elétrico e a dissolução do humano. In: ____. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TUNCEL, Yunus (Org.). Nietzsche and transhumanism: precursor or enemy. New Castle: Cambridge Scholars Publishing, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.315
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 José Antônio Feitosa Apolinário
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________