IMAGENS DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DO ENCONTRO ENTRE SUJEITOS

Francisco de Assis Alencar Mota

Resumo


A avaliação da aprendizagem escolar constitui, no domínio das ciências da educação, um dos temas polêmicos, que suscita curiosidade em relação à sua prática, sendo também objeto de pesquisa. Abordar o fenômeno avaliativo, a partir dos rituais, significa discutir os problemas essenciais de natureza teórica, simbólica, didática e pedagógica. Disso, propôs-se um estudo, a partir de relatos de pesquisa, em consistência dos rituais de avaliação, onde a voz dos alunos soou mais intensamente para dizer o que pensam, sentem e sugerem àqueles que ousam propor avaliações. Sem dúvida, a transcrição fonética seguinte almeja ser apontamentos para novas discussões à guisa das observações e relatos de pesquisas. Espera-se, destarte, que a leitura crítica e continuada tenha encanto na participação efetiva de educandos e educadores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.282

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Francisco de Assis Alencar Mota

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal