SOCIALIZAÇÃO DA DISCIPLINA TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO: um breve estudo sobre categorias numa perspectiva sócio-histórica

Smael maicon De Sousa lima, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral

Resumo


O presente artigo pretende fazer uma discussão teórica, e, sobretudo, uma discussão reflexiva sobre algumas categorias propostas pela Psicologia Sócio-Histórica, a qual tem como autor central, Vygotsky (2009). Abordamos, as categorias do método materialista histórico e dialético proposto por Karl Marx. Com esse intuito daremos ênfase em categorias: Atividade, Consciência, Sentido e Significado e Pensamento e Linguagem, as quais possibilitam uma compreensão acerca do objeto de estudo de nossa discussão, a saber: a formação dos professores de língua francesa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visto que a mesma configura-se como uma das grandes possibilidades de formação continuada muito utilizada pelos professores que têm compromisso político social com suas profissões e com a academia. A apropriação desse conhecimento é essencial para entendermos as mediações sociais pelas quais passamos desde o nascimento até a nossa morte, e como elas interferem no processo de formação humana e docente, neste caso.

Palavras-chave


Categorias. Reflexão. Psicologia Sócio-Histórica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.270

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ISSN: 2448-0916.

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