GINCANAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE: das (inter)faces possíveis em um curso de Pedagogia

Douglas Pereira da Costa

Resumo


As interfaces constitutivas dos percursos formativos de professores são vastas, bem como, suas possibilidades nas mais variadas facetas do conhecimento científico e humano. Diante dessa variedade de experiências possíveis, neste estudo, tratou-se sobre a gincana acadêmica, caracterizada como uma atividade de grande impacto experiencial para graduandos de ensino superior. O estudo trata-se de um relato de experiência docente sobre a prática educativa ao lecionar a disciplina de Gestão e Educação Ambiental a alunos de uma turma de Pedagogia. Na ocasião foi planejada e executada uma gincana com título e tema: “Somos todos um só, pelo Brasil, pelo meio ambiente”, com o objetivo de refletir de forma lúdica, divertida e por meio de expressões diversas, sobre a temática de Educação Ambiental (EA) na formação dos professores. Das experiências extraiu-se os saberes experiências, pelo conjunto de tarefas realizadas, capazes de gerar múltiplos sentidos para a formação acadêmica, profissional, social, cultural e cidadã dos graduandos, de forma ativa, participativa, lúdica e responsável. Assim, foi trilhado um caminho divertido e rico em interações, experiências e expressões humanas e formativas que propiciaram o alcance do objetivo proposto com a gincana, firmando-a como um recurso metodológico de grande valia no processo de formação de professores, sendo um espaço adaptável à todas as áreas, públicos e níveis de ensino formalizado.

Palavras-chave


Formação de professores. Gincana. Pedagogia. Relato de experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Douglas Pereira da Costa

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal