CONHECENDO OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO COMO CONDIÇÃO PARA UMA EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR

Camila Dias Andrade Wenzel, Jacqueline Wanderley Marques Dantas

Resumo


A inclusão escolar é um assunto muito discutido ultimamente entre os educadores, os pais de alunos e a equipe pedagógica escolar. No entanto, quando o público alvo da educação inclusiva é o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), grande parte dos docentes desconhece a existência desses alunos no espaço escolar. Tal condição ocorre em virtude do pouco conhecimento que se tem sobre a temática das AH/SD por parte dos professores. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar os alunos com AH/SD enquadrados na educação inclusiva, por meio da Lei Federal nº 12.796, de 04/04/2013. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura. A reflexão desta temática é de suma importância, pois existem formas de identificação, encaminhamento e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esses alunos. Contudo, percebe-se, na prática, uma escassa informação entre os educadores e a própria escola, no que se refere ao reconhecimento desses educandos e as melhores formas de ensiná-los.

Palavras-chave


Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Inclusão escolar. Lei Federal nº 12.796/2013.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.257

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ISSN: 2448-0916.

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