SABERES DOCENTES E CULTURAS ESCOLARES NA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE FLORIANÓPOLIS (SC)

Claudio Roberto Antunes Scherer Júnior

Resumo


Este trabalho busca compreender aspectos da ação docente presente na Pesquisa como Princípio Educativo (PPE) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Florianópolis (SC). Toma como fonte entrevista com um professor que atuou na EJA em 2016. Essa fonte foi analisada tendo como categorias de análise o conceito de saberes docentes conforme apresentado por Tardif (2000; 2010) e também foi utilizado o conceito de cultura escolar, cunhado por Julia (2001) e por Viñao Frago (2006). Esses conceitos foram as lentes pelas quais se pretendeu compreender e analisar a ação docente na EJA de Florianópolis. As primeiras conclusões indicam que as especificidades culturais, ou seja, o conjunto de normas, condutas, práticas e espaços ali encontrados, possibilitam um tipo de formação mediada pela lida cotidiana com situações e condicionantes inerentes ao ambiente de trabalho da EJA via PPE. Tal singularidade, entendida como possibilitadora de situações de formação, incita e induz saberes docentes ligados à prática dos professores nesse contexto específico.

Palavras-chave


Saberes Docentes; Cultura Escolar; Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis; Pesquisa como Princípio Educativo

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.187

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