A infância na sociedade das marcas – Análise da campanha tilibra selfie

Debora Maria Dos Santos

Resumo


Este artigo sugere uma pesquisa sobre como campanhas publicitárias na internet dirigidas às crianças podem ser uma influência perceptível no consumo da infância contemporânea. Pretende-se também analisar as estratégias de marketing digital usadas nessas produções para motivar o consumismo junto ao público infantil, assim como o modo como as crianças são inseridas na lógica de mercado. Outro ponto pertinente é a fomentação do debate sobre a cultura infantil do consumo e sua importância na sociedade contemporânea. Tal investigação se deu por meio de uma pesquisa exploratória com ênfase qualitativa tendo como objeto de pesquisa a campanha de voltas às aulas 2015 da Tilibra, lançada no Facebook, chamada de Tilibra Selfie. 


Palavras-chave


Consumo; infância; marcas, marketing

Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, Alessandra, GUEDES, Brenda (org). Culturas infantis do consumo: Práticas e experiências contemporâneas - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

BARBOSA, Lívia. Sociedade do Consumo. Rio de Janeiro: Zahar,

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade do consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

______. Vida para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2009. COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato imediato com pesquisa de propaganda. São Paulo: Global, 1987.

COOK, Daniel Thomas. The Commodification of Childhood. The Children`s clothing industry and the rise of the child consumer. Durham & London: Duke University Press, 2004.

COSTA, Sílvia Almeida, GUEDES, Brenda Lyra; Consumo, infância e marcas: estabelecendo vínculos através das redes sociais digitais. In: Patrícia Bieging e Raul Inácio Busarello. (org.).Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência. 1ed. SãoPaulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 81-105.

COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato imediato com pesquisa de propaganda. São Paulo: Global, 1987.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos - Conflitos multiculturais da globalização, 4a.Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

GUEDES, Brenda Lyra; COVALESKI, Rogério L.. Traços de uma Cultura Infantil do

Consumo. In: COMUNICON, 2013, São Paulo. Anais COMUNICON 2013, 2013.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

MARX, Karl. O Capital. V.1. Tradução de: J. Teixeira Martins e Vital Moreira.Centelha - Promoção do Livro, SARL, Coimbra, 1974.

MASQUETTI, Maria Helena. Parecer Psicológico Sobre o Outdoor da Grife Lilica Ripilica – Empresa Marisol S.A. Disponível em: http://biblioteca.alana.org.br/banco_arquivos/arquivos/docs/acoes/marisol_lilicaripilica/parecer%20lilica.pdf - Acesso em: 16/01/2013

McNEAL, James. A bibliography of research and writings on marketing and advertising to children. New York. Lexington Books. 1991.

_______. Kids as customers. New York, Lexington Books. 1992.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______. Children as consumers of commercial and social products. Washington: Pan American Health Organization, 2000.

ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Contribuição ao Desenvolvimento de uma Metodologia para a Caracterização do Comportamento do Consumidor da Indústria do Vestuário: Uma Abordagem Segundo Maslow. 1999. Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 1999.

SLATER, Don. Cultura do Consumo & Modernidade. Tradução de Dinah de Abreu Azevêdo. São Paulo: Nobel, 2002.

SOUSA, Mauro. Wilton de. O pertencimento do comum mediático: a identidade em tempos de transição. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 34, p. 60-68, 2010.

STEINBERG, Shirley R., KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: A construção corporativa da infância. Tradução: George E. J. Bricio. Rio de Janeiro: 2001

TILIBRA – Disponível em – www.tilibra.com.br

TASCHNER, Gisela. Raízes da cultura do consumo. Revista USP 32, dez. 1996 - jan.fev. 1997

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisb, Editorial Presença, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Debora Maria Dos Santos

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal