O que seria viver à luz dos ensinamentos de Michel de Montaigne?

Emerson Leopolpo Lima de Alencar

Resumo


Consta que certa feita, em 1833, o filósofo americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) avistara no cemitério Père Lachaise, em Paris, um túmulo de um homem chamado Augusto Collignon, onde na laje tinha a seguinte inscrição: "tinha vivido para fazer o bem, e se formara para a virtude nos Ensaios de Montaigne". Filósofo francês do século XVI, Michel de Montaigne foi fortemente influenciado pelo pensamento helenista, onde extraiu que aceitar com naturalidade a morte é condição indispensável para uma vida prazerosa. Tendo como pano de fundo da sua filosofia reflexões sobre si mesmo e questões do cotidiano, podemos absorver dos seus ensaios, estilo literário do qual é precursor, ensinamentos ainda hoje atuais e interessantes para a instigante arte do bem viver, e é o que se pretende destacar neste artigo.


Texto completo:

PDF

Referências


EMERSON, Ralph Waldo. Homens Representativos. Trad. Alfredo Gomes. Rio de Janeiro-RJ: Ed Tecnoprint S.A, [19..], 154 p.

MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. Porto Alegre-RS: Editora Globo, 1961, v I e II.

WEILER, Maurice. Para conhecer o pensamento de Montaigne. In: MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. Porto Alegre-RS: Editora Globo, 1961, v III.

ZIMMER, Robert. Portal da Filosofia: uma entrada para as obras clássicas. Trad. Mariane Vieira Lisboa e Rita de Cássia Machado. São Paulo-SP: Ed. WMF Martins Fontes Ltda, 2009, 225 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Emerson Leopolpo Lima de Alencar

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal