SER COMO FIM IMANENTE: A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS

Gabriel Prado

Resumo


Minha pesquisa tem como foco a elucidação dos pontos principais do sistema teórico elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, em especial no que tange à sua ética. Para Jonas, o advento da técnica moderna modificou em grande medida a forma como os seres humanos interagem com a natureza e consigo mesmos. A humanidade não apenas dispõe de novos meios para realizar ações sobre o planeta como lhe foge, por vezes, o controle e a capacidade para prever os resultados de seus empreendimentos. Estes e outros aspectos de nossa civilização tecnocientífica suscitam problemas cujas soluções não foram pensadas por éticas tradicionais o que, para Jonas, indica a necessidade do desenvolvimento um novo sistema ético centrado no princípio responsabilidade, de fundamento ontológico, para dar conta do risco que correm seres humanos e não humanos em virtude das novas dimensões espaçotemporais das ações do homem. Nesse sentido, a ética jonasiana é também uma ética do futuro, uma vez que busca englobar ainda ações da técnica moderna cujas consequências negativas talvez levem muito tempo para aparecer. Tendo como principal fonte de pesquisa o livro Princípio Responsabilidade, de Jonas, procurei apontar e esclarecer conceitos elementares de seu pensamento, além de brevemente traçar seu lugar em relação a algumas tendências filosóficas também questionadoras do papel da ciência e da tecnologia modernas na sociedade.

Palavras-chave


Hans Jonas; ética; responsabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ricardo Jardim. A gênese do conhecimento segundo Heidegger. Reflexão, ano

VII, n. 23, maio/agosto/1982.

BRANQUINHO, João; MURCHO, Desidério; GOMES, Nelson Gonçalves. Enciclopédia de

termos lógico-filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva, trad. Coleção “Os Pensadores”, São Paulo: Abril

Cultura, 1973.

DARTIGUES, Andre. O que é fenomenologia?. 3a ed. Trad. Maria José de Almeida. São Paulo:

Moraes, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin.Ensaios e conferências. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européenes et la phénoménologie transcendentale. trad. Fr. Paris:

Gallimard, 1976.

JONAS, Hans.O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.Rio de

Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006.

JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética: sobre a prática da responsabilidade. Tradução do Grupo de

Trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013.

SHULL, K.K. Is the Magic Gone? Weber‟s “Disenchantment of the World” and its Implications

for Art in Today‟s World. Anamesa, New York, v.3, i. 2, p.61, fall. 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i1.119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Gabriel Prado

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal