LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJAI: um caminho necessário

Pablo Rodrigo da Silva Martins

Resumo


RESUMO : O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a relevância da prática de Leitura e Produção de textos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) como caminho necessário, visto que, através dessas práticas, há a possibilidade da aproximação entre texto trabalhado e o contexto do educando, para que este possa agir de forma consciente no meio social, bem como há a possibilidade de que o aluno se torne usuário proficiente da língua.

PALAVRAS-CHAVE: EJAI. LEITURA. PRODUÇÃO TEXTUAL.

ABSTRACT: This study aims to reflect on the relevance of the practice of reading and production of texts in the Education of Youth, Adults and Seniors (EJAI) as a necessary way because, through these practices, there is the possibility of rapprochement between working text and educating the context, so that it can act consciously in the social environment, and there is the possibility that the student becomes proficient user of the language.

KEYWORDS: EJAI. READING. TEXT PRODUCTION


Texto completo:

PDF

Referências


BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do Ensino Fundamental. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 2002. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9394-96

_______. Coleção Cadernos da EJA. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, 2006.

CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2010.

DIONÍSIO, M. de L. (2005) Literatura, leitura e escola: uma hipótese de trabalho para a construção do leitor cosmopolita. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MATTA, Sozângela Schemim da. Português – Linguagem e Interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda. 2009.

NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.

VÓIVIO, Cláudia Lemos. Prática de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. In REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal