AVALIAÇÃO FORMATIVA, MEDIADORA E INTEGRAL: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA PALAVRA DE CRIANÇA
Resumo
O estudo em referência discute a avaliação da aprendizagem proposta pelo Programa Palavra de Criança, desenvolvido por 77 (setenta e sete) municípios do Piauí. Para efeito desta investigação, pesquisamos o Caderno de Aprendizagem como instrumento de avaliação que permite o registro e acompanhamento da aprendizagem dos alunos. O estudo encontra-se fundamentado pelos autores Hoffmann (2005 e 2012), Fernandes (2002), Luckesi (2005), dentre outros. O direcionamento metodológico inclui-se na vertente da pesquisa qualitativa tendo como referencial teórico Chizzotti (2006, 1991) e Gil (2002, 2011). A produção dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionários com duas professoras que trabalharam com a proposta do Programa. Também realizou-se observação em duas em duas turmas do ciclo da alfabetização. A análise de conteúdo dos questionários e os dados observacionais revelam que o Caderno de Aprendizagem é um instrumento de avaliação no qual os estudantes trabalham com suas dúvidas e possibilidades de avanço, facilitando a prática de uma avaliação formativa e de estudos paralelos, podendo ser uma iniciativa do próprio estudante ou uma prática a ser incorporada pelo professor em seu planejamento.
Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Portfólios.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.72
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