HANS JONAS E A FUNDAMENTAÇÃO DE UMA ÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DO ART.225 DA CF/88

Patrícia Lima da Silva

Resumo


RESUMO: Este artigo intenciona analisar, a partir da já complexa discussão a respeito do desenvolvimento sustentável, como o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 pode ser lido sob a luz da ética da responsabilidade de Hans Jonas.  O filosofo preocupado com o domínio do homem sobre a natureza, faz uma critica em relação ao desenfreado avanço tecnológico. O homem sempre foi capaz de criar, e a cada dia produz mais e mais tecnologias que são lançadas no mercado em um curto espaço de tempo. Apesar dos benefícios, essas ferramentas traz uma serie de impactos sobre a natureza e o homem, sobretudo se não usada de forma sustentável.  Preocupado com essas questões o filosofo sugere, portanto, uma ética de responsabilidade para com o futuro, propondo o Princípio Responsabilidade, fazendo o homem repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente. O artigo 225 também faz o homem ter responsabilidades sobre o meio, impondo a ele o dever de defender e preservar para as gerações vindouras. Dessa forma, podemos destacar como o princípio moral proposto por Jonas para a superação das crises ambientais e tecnológicas, pode nos servir como suporte filosófico para a leitura do artigo anteriormente citado.

Palavras Chave: Constituição Federal; Hans Jonas; Responsabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2006.

__________. Ética, medicina e técnica. Lisboa: Vega Passagens, 1994.

BATTESTIN, C.; Ghiggi, G.. O Princípio Responsabilidade de Hans Jonas: um princípio ético para os novos tempos. Thaumazein, Ano III, número 06, Santa Maria. Outubro de 2010, p. 69-85.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 21 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2013.

SANTOS, Robinson dos. Responsabilidade e consequencialismo na ética de Hans Jonas. Revista de filosofia aurora, Curitiba, v. 24, n. 35, p. 417-433, jul./dez. 2012.

SOUZA, Waldir. “O Princípio responsabilidade” em Hans Jonas. Um desafio para a bioética numa contínua transcendência. Revista do Dpto. de Teologia da PUC-Rio / Brasil. Ano XIV nº 35, maio a agosto / 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i1.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal