GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE GREGO: Uma revisão sistemática da literatura

Vicente Thiago Freire Brazil, Edgar Marçal de Barros Filho, José Rogério Santana

Resumo


A gamificação apresenta-se como uma eficaz metodologia adotada para a potencialização do processo de ensino-aprendizado em diversas áreas do conhecimento, especialmente por sua capacidade de engajar os aprendentes e torna-los, desde o início, protagonistas na jornada educativa. O ensino de cultura antiga, mais especificamente de Grego Clássico, também tem apropriado-se desse potencial inerente ao uso de jogos educacionais. O presente artigo tem como objetivo apresentar o percurso de uma Revisão Sistemática da Literatura que se dedicou ao levantamento de dados e informações oriundos de pesquisas que mesclam os campos do ensino de grego clássico e os processos educacionais de gamificação. Com isso, pretende apontar o atual estado da arte, assim como os dilemas contemporâneos e as propostas futuras para aonde apontam os projetos educacionais que se apropriaram desta estratégia metodológica. Os resultados obtidos demonstram que há uma enorme lacuna no registro acadêmico-científico de experiências educacionais que utilizem processos de gamificação para o ensino de grego clássico diante do universo de programas, sites, aplicativos que existem para essa finalidade, bem como os benefícios que o uso dessa estratégia pedagógica traz para o ensino de um idioma antigo.


Palavras-chave


Grego clássico. Gamificação. Cultura Clássica. Ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.650

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