A DOCÊNCIA COMO PRESSUPOSTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIENTÍFICO SOB O OLHAR DA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: uma análise da universidade.

Larissa Moreira da Costa, Terezinha Oliveira Oliveira, Bruna Castelhano de Oliveira, CONCEIÇÃO SOLANGE BUTION PERIN

Resumo


Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão histórica acerca do desenvolvimento da universidade medieval, sobretudo, a universidade do século XIII, a fim de examinar o papel do professor nesse período e refletir como ele pode participar do desenvolvimento social e cientifico do educando. Nosso estudo tem como base a história social e o princípio de longa duração. Para isso analisaremos obras de autores que se dedicam ao estudo da história da educação como Verger, com as obras Universidades e escolas medievais do final do século XI ao século XV (1998) e Os professores (1996), estudos que tratam da origem da Universidade na Europa e da importância dos professores nesta instituição. Além desta obra, utilizaremos Alberto de Boni A universidade Medieval Saber e poder (2002) e a A entrada de Aristóteles no Ocidente Medieval (2010), nas quais ressalta-se a importância das traduções de obras clássicas para o desenvolvimento das instituições universitárias. Considerando a relevância do conhecimento que a Universidade trouxe para o século XIII e a ideia de longa duração, torna-se necessário mencionarmos autores como Grabmann (1949) e Oliveira (2005) que examinam como os mestres desta instituição, em especial Tomás de Aquino,  levavam os discentes ao desenvolvimento social e científico.

Palavras-chave


Universidade. Docência. Conhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.601

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