A Formação Continuada de professores para o Ensino Jurídico: uma análise dos cursos públicos de pós-graduação stricto sensu em direito do estado do Paraná/Brasil

Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos

Resumo


Consigne-se que o professor é um ator indispensável no processo de ensino e aprendizagem tendo como parâmetro o perfil do profissional que se pretende formar descrito na Proposta Curricular dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, pois este não se constitui apenas num documento com propostas metodológico-pedagógicas, mas num articulador de ações humanas, uma vez que a sua construção e reconstrução deve ser um espaço para reflexões e estímulo aos docentes para se buscar intensamente a sua concretização. Isso posto, o presente artigo tem como objetivo analisar a concepção dos cursos públicos de pós-graduação stricto sensu em Direito no Estado do Paraná acerca da formação didático-pedagógica do professor no âmbito do ensino jurídico presente na proposta curricular dos cursos. A fim de identificar as estratégias utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior no que se refere ao saber e fazer docente, a partir de três categorias: a) objetivos voltados à formação docente; b) estágio docente; e c) disciplinas relativas à formação de professores. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, onde se adotou a pesquisa bibliográfica e documental tendo como objeto de análise a Proposta Pedagógica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Direito. Ao término do estudo constatou-se que os dados coletados evidenciam a necessidade de se repensar a forma como os cursos de mestrado e doutorado tem tratado a formação docente, demandando, inclusive, uma reflexão sobre o processo avaliativo desses cursos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Palavras-chave


Formação docente. Ensino jurídico. Mestrado. Doutorado. Paraná.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.597

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