PATRIMÔNIO LOCAL EM QUESTÃO: considerações de alunos(as) do Ensino Médio.

Antonio Jeovane Sousa Saraiva, ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA

Resumo


Este artigo, buscou refletir sobre concepções e apropriações de alunos(as) do Ensino Médio sobre o patrimônio local, a partir de práticas de educação patrimonial inseridas no processo de ensino e aprendizagem em história. O mesmo é resultado de uma pesquisa de mestrado, na qual coletamos dados em Rodas de Conversas com trinta e sete estudantes, entre 17 e 19 anos de idade, de uma escola de Ensino Médio no município de Choró-Ceará (2018-2019). Os resultados sinalizam a potência do trabalho com o patrimônio, numa perspectiva crítica, no ensino de história, de modo a contribuir com reflexões e problematizações dos sujeitos envolvidos. Ao mesmo tempo, evidenciam as diferentes concepções dos educandos em relação ao patrimônio local, ou seja, suas contestações, reivindicações e/ou pertencimentos em relação a esses bens culturais.

Palavras-chave


Patrimônio; Educação Patrimonial; Ensino de História.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.590

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