DECOLONIALIDADE E ANTIRRACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: práticas de resistência negra

Patricia Magalhães Pinheiro, Josiane de Paula Beloni

Resumo


Este artigo joga luz no imbricamento entre a colonialidade e o racismo, bem como, no entretecimento entre a decolonialidade e o antirracismo, com ênfase nas práticas de resistências negras, compreendidas como práxis insurgentes presentes tanto em marcos legais e jurídicos brasileiros, quanto desenvolvidas por professoras/es comprometidas/os com a transformação social por meio de uma educação intercultural crítica e na construção de uma sociedade fraterna, equânime e democrática. Para atingirmos esse escopo, trazemos as reflexões teóricas acerca dos conceitos de colonialidade, racismo, decolonialidade, interculturalidade crítica e práxis insurgentes, bem como, as discussões levantadas pelas teses das autoras, defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC): “Entre silenciamentos e resistências: educação das relações étnico-raciais nas narrativas de professoras/es de Ciências Biológicas da UFSC” (PINHEIRO, 2020) e “Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas - RS” (PAULA, 2020).  No texto privilegiamos a escuta das narrativas, vozes (RIBEIRO, 2017), memórias e experiências (BENJAMIN, 2012) de professoras/es comprometidas/os com a luta antirracista e decolonial, bem como, teóricas/os terceiro-mundistas, em especial autoras/es negras/os e indígenas. Demarcando assim, posição teórico-metodológica e política ao escolher os referencias epistemológicos, as vozes que não se silenciam, que falam, que gritam junto conosco contra as injustiças da Colonialidade/Modernidade!


Palavras-chave


Educação antirracista e decolonial. Práticas de resistências negras. Educação Intercultural Crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


AHMAD, Jalal Al-e. Occidentosis: A Plague From the West. New York: Mizan Press, 1984.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira Ciência Política. 2013, n.11, p. 89-117. Disponível em: Acesso em: 04 de março de 2021.

BARRERA, Mario. Race and Class in the Southwest: A Theory of Racial Inequality. Austin: Texas University Press, 1979.

BEATO, Joaquim. Um novo milênio sem racismo na Igreja e na sociedade. CENACORA, 1998.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. (Coleção Cultura Negra e Identidades).

BRASIL, Lei n° 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em Acesso em: fevereiro de 2021.

BRASIL, Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2021.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CASANOVA, Pablo. La democracia en México. México: Editorial Era, 1965.

CÉSAIRE, Aimé. Discouse sur le colonialisme. Paris: Presence Africaine, 1950.

CÉSAIRE, Aimé. Lettre à Maurice Thorez. Paris: Presence Africaine, 1957.

DAVIS, Angela. Women, Race and Class. New York: Random House, 1981.

DU BOIS, W. E. B. Black Reconstruction in America (1860-1880). New York: The Free Press, 1935.

FANON, Frantz. Les damnés de la terre. Paris: François Maspero, 1961.

FANON, Frantz. Peau noir, masque blanc. Paris: Seuil, 1952.

FANON, Frantz. Pele negra, máscara branca. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 15.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos

paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade

e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção

Cultura Negra e Identidade).

KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: episódios de racismo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LANDER, Edgardo. La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciencias sociales:

perspectivas latonoamericanas. Caracas: Faculdad de Ciencias Económicas:

IESALC, 2000.

MALCOM X. Malcom X Speaks. New York: Grove Press, 1965.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologia do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonidalidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção Cultura Negra e Identidade).

MALDONADO-TORRES, Nelson. On the coloniality of being: contributions to the

development of a concept. Cultural Studies, v. 21, n° 2-3, p. 240-270, 2007.

MIGNOLO, Walter. Os Esplendores e as Misérias da ‘Ciência’: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluriversidade epistémica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento Prudente para Uma Visão Decente: Um discurso sobre as Ciências . São Paulo: Cortez, 2004.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista

Brasileira de Ciências Sociais, vol. 32, n°94, 2017. Disponível:

&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso: agosto de 2020.

MIGNOLO, Walter. Local histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowlegdges, and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

MOTA NETO, João Colares da. Por uma Pedagogia Decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.

OLIVEIRA, Fernandes de Oliveira; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v.26, n° 01, p.15-40, abr. 2010.

PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Gênero e Raça: todos pela igualdade de oportunidades: teoria e prática. Brasília: MTb-a/Assessoria Internacional, 1998.

PAULA, Josiane Beloni de. Andarilhagens de professorxs: práticas de resistências negras na escola pública em Pelotas - RS. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: Acesso em: maio de 2020.

PINHEIRO, Patrícia Magalhães. Entre Silenciamentos e Resistências: Educação das Relações Étnico-Raciais nas Narrativas de Professoras/es de Ciências Biológicas da UFSC. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: Acesso em: abril de 2021.

QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder y classificación social. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Iesco-Pensar-Siglo del Hombre Editores, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, 2000, p. 342-386.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, n° 29, p. 11-20, 1991.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologia do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento Justificando, 2017. [Coleção Feminismos Plurais].

ROBINSON, Cedric. Racial Capitalism. Londo: Zed Press, 1981.

SANTOS, Joel Rufino. O que é racismo. Coleção Primeiros Passos, 1984.

SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

WALSH, Catherine. La educación intercultural en la Educación. Peru: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.

WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento ‘otro’ desde la diferencia colonial”. In: WALSH, C.; LINERA, A. G.; MIGNOLO, W. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 21-70.

WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 PATRICIA MAGALHAES PINHEIRO, Josiane de Paula Beloni

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal