NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ESCOLARES NA BUSCA DE RELAÇÕES OUTRAS

Elison Antonio Paim, Maria Cecilia Paladini Piazza

Resumo


Neste artigo apresentamos uma pesquisa de doutoramento em andamento pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina que rememora as narrativas de quatro mulheres auxiliares de serviços gerais de uma escola estadual no município de Araranguá, Santa Catarina. A partir de um diálogo horizontal, o objetivo é disseminar outra postura epistemológica para compreendermos de que forma as narrativas nos revelam o contexto social, cultural e histórico que uma época pode conter. O estudo se desenvolveu a partir da construção e análise de narrativas orais, fontes bibliográficas, documentais, sendo primordial o diálogo com as memórias e experiências de vida dessas mulheres. Consideramos que é possível fazer insurgir histórias outras que se contrapõem à colonialidade do ser, do poder e do saber. Metodologicamente, este trabalho, está fundamentado na concepção de mônada, extraída do pensamento de Walter Benjamin, e impulsionado por leituras decoloniais.


Palavras-chave


Auxiliares de serviços gerais escolares; Decolonialidade; Memória, Experiência

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.579

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