DECOLONIALIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Andréia Teixeira dos Santos, Marizete Lucini

Resumo


RESUMO: Este texto discute, a partir de uma análise bibliográfica, a decolonialidade como uma importante expertise epistemológica para se trabalhar a Educação das Relações Étnico-Raciais dentro de uma perspectiva antirracista. Considerando o ambiente escolar como um espaço formativo fundamental no que se refere à construção das subjetividades e à constituição identitária dos indivíduos, e que o Ensino de História, ao se utilizar de um referencial eurocentrado em suas práticas pedagógicas, influencia na internalização de um padrão brancocêntrico e hierarquizado por parte dos estudantes, dificultando assim, a identificação de crianças e jovens negros com a sua cor, observa-se a necessidade de revisão de narrativas e do repensar de estratégias e práticas pedagógicas que possam superar os padrões colonizadores que ainda se apresentam no sistema educacional brasileiro, num processo que permita aos estudantes o reconhecimento da diversidade cultural e étnica brasileira de forma positiva. Nesse sentido, o pensamento decolonial tem sido um importante aporte teórico-metodológico, por possibilitar a problematização das estruturas racistas cristalizadas na sociedade, e o reconhecimento de múltiplas formas de ser, pensar e produzir conhecimento.

 


Palavras-chave


Decolonialidade. Ensino de História. Educação das Relações Étnico-Raciais

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.577

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