A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NA INFÂNCIA: um olhar a partir da teoria crítica

Taila Angélica Aparecida Silva

Resumo


Este trabalho objetiva analisar o processo social e econômico demarcado pela Indústria do consumo e da mercadoria, tendo como olhar específico a presença da criança nesse cenário mercadológico. O estudo é fruto das discussões do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina. Para esse estudo buscou caracterizar a sociedade do consumo à luz dos fundamentos da Teoria Crítica, em sentido de buscar novos olhares para o objeto estudo – desenho animado – para além da lógica do consumo e da mercadoria. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com estudo teórico em autores como Adorno e Horkheimer (1995) e outros teóricos da Teoria Crítica e pesquisa de campo com estudo de caso. Para este estudo e pesquisa foi realizada uma análise dos desenhos que fazem parte do repertório de escolhas e preferências de crianças no contexto atual e uma entrevista semiestruturada com crianças entre 3 a 10 anos de idade. Como resultado, pode-se perceber uma influência significativa dos desenhos animados propostas pela indústria cultural na vida infantil, enveredando-se no campo do pensamento da criança por meio de escolhas, preferências, prolongamento do desenho em outras situações da vida infantil: brinquedos, acessórias, materiais escolares, etc.


Palavras-chave


Criança. Desenho animado. Indústria Cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ADORNO, Theodor. Industria cultural e sociedade. Tradução: Augustin Wernet e Jorge M. B. de Almeida. São Paulo, Ed. 5, 2002.

ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

CAIXETA, Sharmaine Pereira. Anos dourados: a mulher-maravilha e o papel da mulher norte-americana durante a 2ª Guerra Mundial. Revista Temática. Edição n.04, Abril, 2012.

CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Porto Alegre: L&PM, 1998. Disponível em:< http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/alicep.pdf>. Acesso em 30 de junho de 2017.

CERRI, Sandra. TREVISAN, Amarildo Luiz. A indústria cultural, a infância e a educação. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação. Santa Maria, RS. Setembro, 2006.

CHAGAS, Luciana Zamprogne. Capitão América: Interpretações Sócio-antropológicas de um Super-Herói de Histórias em Quadrinhos. SINAIS - Revista Eletrônica. Ciências Sociais. Vitória: CCHN, UFES, Edição n.03, v.1. Junho. 2008. p.134-162.

FRANÇA, Fabiano Leite. Fetichismo e decadência do gosto Musical em Adorno. Revista eletrônica PET - Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei. Edicação n.IV. Janeiro a Dezembro, 2008.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. Editora Scipione. São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, Vera Barros de. ANTUNHA, Elsa Lima Gonçalves. RAMOS, AIDY, Macedo Queiroz Pérez-. BOMTEMPO, Elda. NOFFS, Neide de Aquino. O brincar e a criança do nascer aos seis anos. Editora Vozes. . 4º edição. Petrópolis, RJ, 2000.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. A lógica do consumo na sociedade contemporânea e sua influência na mediação do professor no processo de formação do pensamento infantil. 2011. 2011. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Estadual de Maringá.

RODRIGUÉZ, Lorena de Meira. Estratégia de manipulação das massas: o desenho animado como arma de guerra. Belém: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2014.

SANTOS, Aline Martins. A Segunda Guerra Mundial na Linguagem dos Quadrinhos. Capitão América: “A Sentinela da Liberdade” ou “O Defensor da América para os Americanos”? 6º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Niterói, RJ, 2008.

VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. WA

ZUIM, Antônio Alvoro Soares. O Plano Nacional de Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/16.pdf. Acesso: 15/06/2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.549

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Taila Angélica Aparecida Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal