EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Heloisa Toshie Irie Saito, Marta Silene Ferreira Barros, Elvenice Tatiana Zoia, Dayanne Vicentini

Resumo


O agravamento sanitário provocado pela COVID-19 afetou as diversas instâncias sociais, inclusive, o sistema educacional, ao ocasionar a suspensão das aulas presenciais para todos os níveis e modalidades de ensino. Para dar continuidade ao calendário escolar, deliberações e decretos foram aprovados, desconsiderando algumas particularidades, principalmente da primeira etapa da Educação Básica, que se estrutura, essencialmente, por meio de interações e da brincadeira. Por compreender que encaminhamentos como a educação à distância divergem das proposições das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e descaracterizam a essência do processo de aprendizagem, do trabalho docente e da organização do ensino na referida etapa, as instituições de Ensino Superior, bem como os fóruns em defesa da infância e diversas entidades não governamentais posicionaram-se contrariamente. Diante disso, neste artigo, objetivou-se discutir a essência e a dinâmica do processo pedagógico na Educação Infantil, bem como, os impactos e os desafios advindos do contexto pandêmico para o trabalho docente e para o desenvolvimento psíquico das crianças. Este trabalho, de natureza bibliográfica, traz discussões relevantes sobre alguns documentos oficiais que orientaram o trabalho da Educação Infantil nesse período de isolamento social e os conceitos de mediação, interação social e o papel do outro na perspectiva Histórico-Cultural, enfatizando como estes são fulcrais para se pensar em possibilidades de organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Os resultados sinalizam possibilidades de encaminhamentos pedagógicos para as crianças que estão inseridas no espaço educativo, tendo em vista as condições concretas, além de problematizar os impactos da pandemia no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil. Covid-19. Desenvolvimento infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.533

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