CRITINFÂNCIA: NOVAS TRILHAS E SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA

Marta Regina Furlan de Oliveira, Alex Sander da Silva

Resumo


Este texto objetiva refletir sobre a infância, educação e teoria crítica em tempos de resistência, bem como o processo formativo docente em prol do sentido de educar a criança em torno da formação humana e emancipatória do ensino. Justifica-se por consideração ao trabalho desenvolvido em 2020 em meio à pandemia, com a organização do IV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional sobre a Infância, Educação e Teoria Crítica e, que partiu dos respectivos Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação: GEPEITC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do GEFOCS – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). A metodologia envolve os fundamentos de Teoria Crítica de Sociedade e outros diálogos críticos em torno da temática central do evento. Ainda, apresenta o trabalho formativo desenvolvido entre 06 e 09 de outubro do ano de 2020 envolvendo palestras, conferências, relatos de experiência, relatos de projetos de pesquisa dos respectivos grupos já nominados. As atividades desenvolvidas contaram com a participação de professores de várias instituições brasileiras e, ainda, de Portugal, Chile e Peru. Os resultados direcionaram para o olhar de (re) invenção e busca de novos sentidos ao processo formativo docente com vistas a desbarbarização do trabalho na educação da infância por meio da resistência e crítica imanente.


Palavras-chave


Educação. Formação de Professores. Critinfância. Teoria Crítica

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? e o amigo. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Editora Argos, 2014.

BARBOSA, Maria C. S. A Rotina nas Pedagogias da Educação Infantil: dos binarismos à complexidade, Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p. 56-69, Jan/Jun2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/barbosa.pdf. Acesso em 01/03/2021.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: rua de mão única. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

KOHAN, W. O. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil: tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SARMENTO, T. Infâncias e Crianças em Narrativas de Educadoras de infância. In: PASSEGGI, FURLANETTO e PALMA (org). Pesquisa (auto) biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais. Curitiva: Editora CRV, 2016. (p. 77-94).

SILVA, L. B. O (orgs). Educação, estética e experiência: entre saberes e práticas na contemporaneidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. (p.15-29).




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.532

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Marta Regina Furlan de Oliveira, Alex Sander da Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal