EDUCAÇÃO, ÉTICA E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA: Vivências e Experiências em tempos de pandemia

Sandra Regina Mantovani Leite, Zuleika Aparecida Claro Piassa, Jacqueline Oliveira Jovanovich

Resumo


O artigo buscará discutir o valor da dimensão ética na atuação do Professor da Infância. Nas Instituições de Educação Infantil, a organização do trabalho pedagógico se torna uma atividade que supõe interações e também se constitui como artefato cultural para que o professor tenha como foco principal a educação humanizadora da criança. As interações e brincadeiras, eixos estruturantes do trabalho pedagógico, se apresentam como uma das maiores dificuldades. Buscando refletir e organizar a prática pedagógica realizada com as crianças, especificamente neste momento desafiante de Pandemia, e, com o objetivo de compartilhar vivências e experiências, apresentaremos pistas para proporcionar novas maneiras de entender e trabalhar com a pluralidade da formação humana. Metodologicamente, este texto pauta-se em uma perspectiva crítica, utilizando-se de autores como Severino (2010 e 2015), Barradas e Tiriba (1993) e Carvalho (2016), dentre outros. Em um primeiro momento discorre sobre a relação entre a Instituição de Educação Infantil, sua humanização e a dimensão ética que perpassa sua formação e em um segundo momento relata experiências que demonstram as possibilidades de trabalho pedagógico crítico e humanizador com crianças até cinco anos de idade.


Palavras-chave


Formação de Professores, Educação Infantil, humanização e emancipação.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGOTTI, Maristela (Org.). Educação infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2008.

BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, p. 149, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CARVALHO, Alonso Bezerra de. A relação professor e aluno: paixão, ética e amizade na sala de aula. Curitiba: Appris, 2016.

______. A sala de aula e a relação professor-aluno: paixão, ética e amizade na prática pedagógica. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2013.

HORKHEIMER, M. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro Editora, 2002.

LOUV, R. A última criança na natureza – resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. 1ed. São Paulo. Ed. Aquariana, 2018.

MEIRELLES, R. Org. Território do brincar diálogo com escolas. Territórios do brincar. 2016. Disponível em: >https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/2014/02/Territ%C3%B3rio_do_Brincar_-_Di%C3%A1logo_com_Escolas-Livro.pdf> Acesso em: 21/03/2021.

NUNES, Taissa Bacelar. Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual. 2018. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: Acesso em: 24/03/2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020, p. 7.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Desafios da formação humana no mundo contemporâneo. Revista de Educação, Campinas, n. 29, p. 153-164, jul./dez. 2010.

______. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

_______. A Filosofia e a ética na educação. 2015. Disponível em http://www2.ufpel.edu.br/fae/fepraxis/antonio-severino.pdf acesso em 20 mar 2021.

SILVA, Divino José. Sociedade de Desempenho e governo da vida deficiente. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, nº 70, jan./abr. 2020.

OLIVEIRA, Claudia Maria Arnhold Simões de; NIGRIELLO, Andreina. O ambiente urbano e a formação da criança. 2002. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 29, 2006, Caxambu: Anais GT7. Disponível em Acesso em: 18/03/2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 SANDRA REGINA MANTOVANI LEITE

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal