A MALDIÇÃO DE CHRONOS E A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Alex Sander da Silva, Marta Regina Furlan de Oliveira, Nilo Agostini

Resumo


A metáfora da maldição de Chronos na mitologia grega congrega com a educação remota em tempos de pandemia da Covid-19. Diante disso, este ensaio teórico, objetiva desenvolver uma releitura reflexiva desses temas que se inter-relacionam, cujo fio condutor será uma reinterpretação adorniana da educação contra a barbárie, ou parafraseando, Adorno, da Educação após Auschwtiz, por Educação após pandemia como contraponto de um tempo de desesperança. Também e não menos preocupante é o tempo do trabalho remoto, tempos do home office. A maioria das pessoas estão em casa aparentemente com muito tempo e, ao mesmo tempo, com pouco tempo. Isso leva a entender sobre um tempo de paradoxos do tempo. Em certo aspecto, o tempo desacelerou, as cidades pararam, o tempo da educação se modificou e vem se metamorfosiano. Isto nos leva a abordar igualmente o kairós que, em Benjamin, suscita a força messiânica do ser humano na luta pela libertação, alimentando os estilhaços de esperança que, segundo Freire, serão adubados pela confiabilidade numa revolução criadora de vida.

Palavras-chave


Educação. Chronos. Ensino Remoto

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.525

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ISSN: 2448-0916.

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