FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INFÂNCIA: Apontamentos à luz da Teoria Crítica

Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Flávia Regina Schimanski dos Santos, Tatiana de Freitas Silva, Roberta Franciele Silva

Resumo


Considerando que atualmente o campo educacional se encontra tomado por uma fragilidade formativa, sobretudo, em relação à formação docente para a infância, este texto versa refletir sobre a formação de professores para a infância, com o intuito de encontrar resquícios de uma educação potencializadora e comprometida com a de barbárie social. As reflexões partiram das discussões relacionadas ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e da participação no GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infância e Teoria Crítica da mesma universidade. De caráter bibliográfico, nos apoiamos nos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade cujos principais nomes são Theodor Adorno e Max Horkheimer e em autores contemporâneos que dialogam com essa mesma corrente filosófica. O estudo revela que, formar professores críticos resultaria, portanto, em uma educação para a infância humanizadora, em suas relações de afeto, sensibilidade ou outro, com um pensamento coletivo que vislumbre uma mudança social frente à sociedade administrada, instrumentalizada e de contradições.


Palavras-chave


Formação Docente. Infância. Teoria Crítica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.518

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