OLHARES PLURAIS DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: valores estéticos, éticos e políticos

Luzia Batista de Oliveira Silva

Resumo


Este artigo objetivou analisar os olhares plurais da educação da infância e, mediante dados estatísticos, refletir sobre a condição da infância no Brasil, América Latina e no Mundo, destacando a relevância da educação na formação da criança e do adulto. Discutiu-se sobre a proteção e segurança da criança e o direito de ela ter à infância a fim de compreender sua complexidade perante algumas concepções que perpassam o campo educacional. Apresentaram-se os olhares plurais sobre a infância na perspectiva da condição social e humana no que tange aos valores estéticos, éticos e políticos; valores que contribuem para a afetividade, a criatividade, a sensibilidade e a percepção de si e do mundo; valores que dizem respeito ao direito de ela ter assegurada a própria vida, sem ser danificada, explorada, subjugada, denegrida ou sofrer qualquer tipo de violência; valores que incluem a cidadania do ser criança, com direito a ter infância, frequentar uma escola e sociabilizar-se com o outro na partilha da vida no mundo. 

 

Palavras-chave


Educação, Infância, Olhares Plurais

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.507

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