POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CEFET-MG: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO?

Cíntia Magno Brazorotto

Resumo


A partir da caracterização socioeconômica dos estudantes no CEFET-MG o artigo busca verificar a efetiva democratização do acesso ao ensino médio integrado ao técnico profissionalizante, por meio de políticas afirmativas de reserva de vagas. Os resultados apresentados são parte de uma pesquisa mais ampla que investigou estudantes dessa modalidade de ensino no Brasil e na Alemanha. O delineamento metodológico associa pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário eletrônico aos estudantes, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais em ambos os países. Os resultados da investigação indicam que embora o caminho para a democratização ao ensino público de qualidade ainda seja longo, a implementação de políticas afirmativas, como as cotas raciais, apresenta avanços na direção à igualdade social.


Palavras-chave


Educação profissional. Trabalho e educação. Política educacional. Políticas afirmativas. Ensino médio integrado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.505

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