RELATO DE EXPERIÊNCIA: MUSICOGRAFIA BRAILLE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Carolina Dias Pinheiro, Andréa Menêzes da Costa Gama, Renato de Vasconcellos, Ana Karoline Versiane Soares Araújo, Esther de Almeida Costa, João Paulo dos Santos Oliveira, Mariana de Almeida Medina, Vandeval Lopes da Silva, Victor Hugo Queiroz Porto, Vitória Nara de Freitas Paulo

Resumo


Trata-se de relato de experiência do projeto “Adaptação de materiais acadêmicos para musicografia braille”, durante o segundo semestre de 2019. O propósito do projeto foi transcrever as partituras e adaptar outros materiais musicais para estudantes de Música na Universidade de Brasília com deficiẽncia visual. Os transcritores eram alunos bolsistas, que analisavam cada material, definiam quais métodos deveriam ser empregados e então atribuíam funções entre si, de forma que alguns realizavam a transcrição para musicografia enquanto outros faziam a adaptação de imagens, descrições e revisão. Os resultados foram positivos. Os alunos relatam a satisfação em aprender uma nova habilidade profissional e em participar da promoção da acessibilidade. Notou-se a necessidade de maior estudo sobre o uso de softwares como ferramentas de transcrição. Há perspectiva de projetos futuros de pesquisa e extensão na área. Conclui-se que mais alunos de música precisam ser apresentados à musicografia braille em sua formação, de forma multidisciplinar.

Palavras-chave


Musicografia braille. Acessibilidade. Deficiência visual. Universidade de Brasília.

Texto completo:

PDF

Referências


TOMÉ, Dolores. Musicografia Braille: instrumento de inserção e formação profissional. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 1, n. 36, p. 1-13, março, 2007. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/issue/view/78. Acesso em: 11 out. 2020.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Institui a Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília. Resolução do Conselho de Administração Nº 0050/2019. Brasília, 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Dispõe sobre os direitos acadêmicos de alunos regulares Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) da UnB. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão N. 48/2003. Brasília, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Carolina Dias Pinheiro, Andréa Menêzes da Costa Gama, Renato de Vasconcellos, Ana Karoline Versiane Soares Araújo, Esther de Almeida Costa, João Paulo dos Santos Oliveira, Mariana de Almeida Medina, Vandeval Lopes da Silva, Victor Hugo Queiroz Porto, Vitória Nara de Freitas Paulo

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal